×
  • HOME
  • A EMPRESA
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
  • E-BOOKS
  • CONTATO
  • SEU BOLETO
  • Como praticar boas maneiras no elevador?

    Levantamos algumas situações sobre o uso correto dos elevadores dentro dos condomínios que vão ajudar a evitar desentendimentos, polêmicas e até economia de energia.

    Por: Redator CondoAureum - Em 12 de maio de 2021

    Se você não passou por algum problema por conta do uso de elevadores, algum conhecido seu já presenciou uma situação ruim. Contudo, na correria do dia-a-dia, aliado à falta de atenção, muitas situações passam sem perceber. Até você mesmo pode ter causado alguma situação desagradável no elevador que incomodou alguém e nem se deu conta.

    Sendo considerado o meio de transporte mais seguro do mundo – apesar do que muitos pensam, o elevador é sim considerado um meio de transporte – o elevador vem sendo utilizado cada vez mais por conta do crescimento vertical nas grandes cidades. Os índices de acidentes são muito pequenos pois as manutenções são realizadas de forma preventiva, garantindo o seu bom funcionamento e diminuindo os riscos de falhas mecânicas.

    Por conta do crescimento de grandes centros, aliado com a dificuldade de manter uma comunicação clara entre as pessoas, levantamos algumas situações sobre o uso correto dos elevadores dentro dos condomínios que vão ajudar a evitar desentendimentos, polêmicas e até economia de energia.

    Ensine as crianças que elevador não é lugar para brincar

    Para uma criança tudo é diversão e todos nós sabemos como é: já vivemos essa fase gostosa da vida. E para elas o simples apertar de um botão é algo fascinante, por que é a sensação do fazer e acontecer. No entanto, é nosso dever ensinar a elas que não se deve apertar os botões indiscriminadamente, já que isso pode travar o sistema do elevador. Ademais, não se deve pular dentro do elevador em movimento, o que pode causar uma parada brusca do equipamento por conta do acionamento do freio de segurança.

    Importante lembrar que os elevadores possuem câmeras de segurança, e se flagrado com alguma atitude indevida, os pais e/ou responsáveis serão penalizados pelas atitudes do menor.

    Seja cordial

    Pequenos gestos são capazes de mudar o dia de alguém e o seu também. Um sorriso, um “bom dia”, um “como vai?”, muda tudo. Desejar um simples “bom dia” para seu vizinho ao entrar no elevador é capaz de promover um ambiente mais agradável a todos. Agora, se uma palavra pode mudar tudo, imagine uma atitude! Aguardar a saída de outras pessoas do elevador, assim como segurar a porta para elas, sempre que possível, demonstram gentileza e educação. Faça o teste e veja como seu dia pode ser melhor!

    Utilizando o elevador de serviço

    O uso do elevador de serviços pode criar algumas polêmicas no condomínio, mas algumas regras que devem constar no regimento interno explicam essa finalidade. Confira algumas situações onde o ideal é utilizar o elevador de serviço:

    Banhistas

    É importante que banhistas utilizem o elevador de serviços, uma vez que podem voltar com resíduos do mar, como sal e areia. Ademais, a água salgada pode enferrujar objetos do elevador.

    Animais de estimação

    É desumano e abusivo exigir que o dono e o animal transitem apenas pelas escadas. No entanto, quando o dono for utilizar o elevador com seu animal de estimação, é importante o uso de focinheiras no caso de raças maiores ou mais agressivas. E caso o condomínio conte com um elevador de serviço, pode constar no regimento interno que os animais façam uso apenas desta opção.

    Transporte de cargas

    O elevador de serviço também é destinado para pessoas com compras ou cargas, realizando mudanças e até entregadores, pois as cargas podem deixar sujeira. O elevador social deve ser utilizado somente por quem esteja circulando livremente.

    Economizando energia com o elevador

    Mais da metade da população brasileira vive em cidades maiores ao sair em busca de melhores condições de vida, educação e emprego. Todo esse crescimento só foi possível graças aos edifícios e seus elevadores.

    Não é novidade para ninguém que vivemos momentos de escassez de energia, tanto no Brasil quanto no mundo todo. Sendo assim, buscar formas eficientes que possam diminuir esse consumo exagerado deve ser tarefa de todos. Um dos lugares que podem trazer essa economia de energia são os elevadores, os quais correspondem por 5% a 15% da energia que um condomínio consume.

    Além da manutenção periódica que deve ser realizada nos elevadores, os moradores também podem colaborar fazendo o bom uso, como:

    – Se possível, usar as escadas para subir ou descer dois andares;
    – Chamar um elevador de cada vez;
    – Não segurar o elevador em um andar;
    – Não apertar botões desnecessariamente;
    – Utilizar o interfone ou o ventilador apenas se necessário;
    – Respeitar o limite de passageiros.

    Dicas extras de bom uso de elevadores

    O elevador é um meio de transporte de uso comum. É importante colaborar com a limpeza, assim como não rabiscar a cabina, não colar nada nas paredes ou portas e não se alimentar ali dentro.

    Demonstrações exageradas de afeto, como abraços e beijos apaixonados, podem constranger outras pessoas. E se o elevador estiver vazio? Lembre-se: as câmeras estão por lá e registrando tudo!

    Banhistas, cuidado para não circularem no elevador apenas com trajes de banho. Lembre-se de colocar uma roupa por cima ou usar as saídas de praia.

    Aguarde com calma a chegada do elevador, respeitando a fila e dando preferência para gestantes, idosos e pessoas com crianças de colo. Na chegada do elevador, aguarde a saída, permitindo a passagem de todos, para então entrar na cabina.

    O elevador é de uso comum, então, caso esteja falando no celular, finalize a chamada antes mesmo de entrar. Mas caso não seja possível finalizar a ligação, diminua o tom de voz. Lembre-se de não usar palavrões; as outras pessoas que ali estão não são obrigadas a participar da conversa alheia e muito menos escutar uma conversa vulgar.

    Sabemos que estes são assuntos polêmicos dentro de um condomínio. Então reforçamos a importância de observar as regras e que estas estejam de acordo com o que foi aprovado em assembleia.

    Fonte: Vida de sindico

    COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ACOMPANHE O BLOG DA CONDOAUREUM E VEJA TODAS AS PUBLICAÇÕES

    © CONDOAUREUM LTDA. Todos os direitos reservados.