Diante da pandemia do coronavírus que assola o país, alguns condomínios já não estão mais conseguindo equilibrar as contas.
A inadimplência é um assunto delicado, motivo de preocupação para todos os síndicos e também para os condôminos. Diante da pandemia do coronavírus que assola o país, alguns condomínios já não estão mais conseguindo equilibrar as contas e isso é muito preocupante.
A crise é tamanha que muitos condôminos levam aos síndicos questionamentos quanto a possibilidade de suspender o pagamento da cota condominial nesse momento de crise. A suspensão do pagamento da cota não é possível, pois a receita serve ao pagamento da manutenção e despesas ordinárias (obrigações) do condomínio: pagamento de funcionários, manutenções em geral, energia elétrica e água, são alguns exemplos.
Ou seja, existe uma série de despesas que o condomínio não pode simplesmente deixar de pagar, sob pena de causar maior prejuízo diante da falta de manutenção, conservação das áreas comuns ou descumprimento de obrigações legais, colocando em risco a saúde e segurança dos próprios moradores que se utilizam de todos esses equipamentos do condomínio.
Colocar na balança quais despesas são essenciais e quais podem ser cortadas ou negociadas é uma alternativa válida para o momento. Mas lembre-se que algumas decisões em condomínio devem ser feitas em conjunto e aprovadas em assembleia.
Se o momento é de contenção de gastos, não permita que os funcionários de condomínios façam horas extras. Se o porteiro ou zelador antigo faz muita hora extra para dar conta de atender o condomínio, estude a contratação de um folguista, que normalmente sai mais barato.
Avalie quantos funcionários atualmente tem em seu condomínio e estude algumas possibilidades já aprovadas em Convenções coletivas, MPs ou decretos, como:
Diminuir a carga horária e consequentemente os salários ou suspender temporariamente o contrato de trabalho, preservando os postos de trabalho de acordo com o Decreto 10.422/20;
Implantação de banco de horas aqueles funcionários com regime de escala em revezamento, para compensação futura após acordo entre as partes.
Conceder férias aos funcionários, com pagamento futuro dos vencimentos após negociação.
Avalie possíveis desperdícios de energia elétrica. Programação de elevadores e instalação de sensores de presença são saídas comumente adotadas.
Se há muitas lâmpadas no jardim ou áreas comuns, estude diminuir a quantidade ou período em que elas ficam ligadas.
Tome medidas como verificar vazamentos e verifique a possibilidade de reaproveitar água da chuva para limpeza do pátio ou jardim.
Estimule em seu condomínio uma gestão participativa. Os condôminos podem fazer parte do cotidiano da gestão sugerindo ideias interessantes e alternativas inteligentes para a gestão do orçamento do condomínio. Incluindo os moradores a participar, todos se sentem motivados a economizar.
O síndico, com assessoria da administradora do condomínio, deve elaborar um plano de ação para o enfrentamento da redução de receita.
O síndico deve estar atendo e utilizar todos os canais de comunicação do condomínio para informar sobre a importância de manter a cota condominial em dia, pois muitos condôminos não sabem do quanto o condomínio precisa dessa receita para manter tudo em ordem.
Grupo de whatsapp, mural do condomínio, circulares e cartazes nos elevadores. É importante usar todos os meios possíveis para se comunicar com os moradores.
Manter os condôminos sempre informados é um excelente caminho contra a inadimplência.
Condomínio que tem a Condoaureum realizando a cobrança das taxas e garantindo a receita não enfrenta os problemas financeiros que o coronovírus trouxe para a economia do país. 100% da receita do condomínio é garantida todo mês e repassada em uma única data.
Pode confiar. Solicite uma proposta do comercial no telefone 41 3040-5900 ou no whatsapp 41 99927-0240.
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ACOMPANHE O BLOG DA CONDOAUREUM E VEJA TODAS AS PUBLICAÇÕES