As edificações devem estar regularizadas junto ao Corpo de Bombeiros e com plano de prevenção contra fogo bem planejado. É obrigatório.
Segundo o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Estados e muitos municípios brasileiros contam com legislação específica, que determina que toda edificação deve estar regularizada junto ao Corpo de Bombeiros local. Além disso, a prevenção contra incêndios é de grande importância para preservar o patrimônio e prover a segurança das pessoas que transitam ou trabalham no prédio.
O Conselho é que proprietários de imóveis residenciais e comerciais consultem uma empresa especializada e protejam seu patrimônio contra incêndios. É preciso olhar os custos com os equipamentos de prevenção não como gastos, mas sim como investimento para preservar o patrimônio material e o mais importante: as vidas.
Os equipamentos de segurança a serem instalados podem ser extintores de incêndio, hidrantes ou sprinklers (pequenos chuveiros automáticos fixados no teto ou nas paredes e que servem para o combate dos incêndios. Com exceção do sprinkler, o uso dos equipamentos requer treinamento específico. No caso de construções novas, o projeto de prevenção é elaborado com base na planta apresentada pelo empreendedor ou pelo proprietário da obra. Nas construções já existentes ou em reforma, é necessário que um técnico elabore o projeto adequado.
As causas mais comuns de incêndio são improvisações e sobrecarga nas instalações elétricas, falta de conservação dos motores elétricos, instalações elétricas mal dimensionadas ou muito antigas, papéis, madeira e outros materiais em locais inadequados, vazamento de gás, fósforos e pontas de cigarros atirados a esmo.
E você sabia que os seguros obrigatórios dos condomínios protegem apena as áreas comuns do condomínio?
O patrimônio do interior das residências precisa de um seguro específico contratado pelo proprietário, afinal o patrimônio construído ao longo de toda uma vida não pode desaparecer de uma só vez com um imprevisto,
Não é mesmo?
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ACOMPANHE O BLOG DA CONDOAUREUM E VEJA TODAS AS PUBLICAÇÕES